domingo, 26 de setembro de 2010

Classificação Hoteleira - Agora no BRASIL

         É oficial. Embora tenha havido várias discursões e polêmicas de pessoas e empresas envolvidas no mercado turístico a respeito da classificação hoteleira no Brasil, o Ministério do Turismo anunciou que em Outubro estará divulgando a classificação oficial que identificará os meios de hospedagens segundo suas características peculiares. Os hotéis serão classificados por estrelas que vão de uma a cinco, considerando os mais básicos aos mais luxuosos, além de dividir os meios de hospedagens em: Hotel, Hotel-Pousada, Hotel- Fazenda, Hotel-Histórico, Cama e Café, Flat e por fim, Resort. As opniões estão dividadas entre os empresários do ramo, pois alguns não são a favor da classificação, é o caso do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotés em Pernambuco, Otávio Meira Lins. Segundo ele, não há como estabelecer um padrão para a hotelaria de um país tão grande e cheio de diferenças como o Brasil, além de questionar o sistema de fiscalização desse novo modelo. " Estamos a décadas sem essa dita classificação e nenhum desastre mercadológico ocorreu até agora. Além do que como poderemos padronizar a rede hoteleira um país tão grande e cheios de diferenças como o Brasil ? Sem falar que esta classificação gera uma falsa expectativas no consumidor que poderia ser inibida se fossem utilizados métodos modernos de informação e não uma matriz engessada " Otávio Meira Lins.
       Segundo o Ministério do Turismo, o novo modelo de classificação foi elaborado com participação de empresários, acadêmicos e sociedade consumidora da cadeia turística, além de muitos estudos de especialistas da área. Uma das maiores empresas de hotelaria em Pernambuco, o Grupo Pontes hotéis, enxerga essa decisão com louvor.  "Foi uma iniciativa positiva, agora teremos nossa visibilidade mais acentuada no mercado. Muitas vezes hotéis de praia, se classificam como resorts sem ser. Essa nova medida do Mtur facilitará até mesmo o turista que poderá saber o que cada hotel oferece." Sérgio Paraíso, Gerente de Vendas do Summerville. Vamos torcer para que essa medida possa mudar para melhor o turismo em nosso país, além de beneficiar todos que fazem parte desse mercado, desde os consumidores até os maiores empresários. è importante para aqueles que estão chegando no mercado agora, estarem totalmente inteirados a respeito dessa atualizão em nosso país.

2 comentários:

  1. ah, finalmente. eu posso até estar errada mas eu concordo com a classificação. assim, os hóspedes poderão saber ao que tem direito pela hospedagem que se paga. e discordo do josé otávio. o brasil é grande e cheio de diversidade, mas não acredito que isso seja algum empecilho para a padronização dos serviços oferecidos pelos hoteis, só que cada estabelecimento vai adaptar a cultura da sua região aos seus serviços!
    bom post meninos.

    ResponderExcluir
  2. A classificação não identifica a real qualidade dos estabelecimentos, nem irá alvancar a atividade turistica no pais, como também não irá prejudicar empresários interessados em vender o máximo possível. Ela é um instrumento de padronização e auxilia o consumidor finala conhecer o serviço que utiliza. Toda forma de padronização que vise a qualidade dos serviços é válida.

    ResponderExcluir