segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Safári no Brasil Central!


Um dos lugares mais impressionantes e pouco desbravados do nosso país é o Jalapão, região central do estado do Tocantins. O local possui a segunda menor densidade demográfica nacional, ficando atras da Floresta Amazônica. Pois bem, eu tive o imenso prazer de conhecer o Jalapão em 2003, ainda como estudante secundarista, numa daquelas excurssões de férias. Foram quase dez dias rodando por estradas péssimas (apenas veículos de grande porte ou tração 4 x 4 conseguem percorrer o local), dormindo em barracas, comendo alimentos de mais de uma semana, longe de casa, e com tudo isso foi a viagem mais marcante na minha curta vida. O Jalapão que é um parque estadual desde 2001, possui atrativos que vão desde cachoeiras com quedas bem relevantes, passando por uma nascente de água gigante, conhecida como "Fervedouro", onde é possível tomar banho sem afundar, em águas calmas e mornas e até um conjunto de dunas com um oásis ao sopé do morro, visual fantástico. Toda a região é cortada pelos Rios do Sono e o Tocantins, inclusive em alguns trechs é preciso atravessar de balsa. Existem algumas pequenas cidades na região do parque como Mateiros, São Félix do Tocantins, Ponte Alta e alguns pequenos povoados. A infra estrutura, ao menos na época em que visitei, era bastante defictária, existe um órgão estadual chamado Naturatins, que deveria administrar toda a área do parque e bem como auxiliar no desenvolvimento sustentável das localidades, o que não ocorria, e hoje a situação não parece estar melhor. Li lgumas coisas recentes a respeito e pude ver que o turismo massivo se apropriou do Jalapão, exemplo disso é o já citado Fervedouro, onde em 2003 me recordo que só podiam banhar-se seis pessoas por vez e hoje em dia o local perdeu seu "poder" de manter as pessoas imersas por conta da sobrecarga ocorrida com o passar dos anos. Em relação a hotelaria o parque estadual oferece algumas opções, variando de acordo com o local em que se está. Existes pousadas familiares próximo ás cidades circunvizinhas e tabmém há um Hotel Pousada (assim denominado pelos proprietários) instalado próximo a cachoeira da velha, uma das atrações locais, que oferece serviços diferenciados a preços acima da média, coisa pra turista sofisticado mesmo. Enfim este é mais um caso de falta de planejamento, visão e gestão de nosso potencial turístico, lamento não postar nenhuma foto comprovando de minha passagem pelo local, mas lembrem-se que era 2003 e os aparelhos celulares não eram tão sofisticados bem como as câmeras, apenas tenho um belo álbum de fotografias que posso levar a universidade e compartilhar com vocês esse pequeno safári realizado aqui mesmo no nosso país.
Saudações...
Gustavo Tiné

3 comentários:

  1. O Jalapão certamente é um dos mais belos paraísos desconhecidos pelos turistas brasileiros! Esse post é interessante pelo fato de divulgar esse maravilhoso lugar, parabéns pelo assunto abordado!! Incluso nos planos de viajens a realizar!

    ResponderExcluir
  2. Um forte potencial turístico sem um aproveitamento adequado. A falta de planejamento é evidente no Jalapão a exemplo de vários outros destinos turisticos que temos Brasil a fora. Uma visão empreendedora é o que falta para a área. Sabe-se lá quanto teremos algo do tipo!

    ResponderExcluir
  3. A falta de uma visão turística é evidente, ao ver um paraíso como este ter seu potencial tão mal utilizado. No entanto, dura realidade é que, tendo em vista o caráter predatório que vemos o turismo assumir no nosso país, sobretudo no Norte e Nordeste, talvez seja exatamente a dificuldade de acesso por parte da própria natureza e da falta de investimento para melhorar esses acessos, que ainda garanta a preservação deste paraíso.

    ResponderExcluir