segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projeto Bem Receber Copa

Em abril de 2010, o Governo Federal, por intermédio do Ministro de Estado do Turismo/Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, lançou o Programa Bem Receber Copa, projeto voltado para a qualificação de 306.000 trabalhadores do turismo em todo o País, em parceria com as entidades do Conselho Nacional do Turismo, em 65 destinos turísticos e 12 cidades-sede da Copa. O projeto atuará nas áreas específicas como hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas. No dia 29 de Julho, o programa chegou à capital pernambucana no hotel Jangadeiro.

A meta do projeto para profissionais de hotelaria é de 19.000 profissionais das 12 cidades-sede, entre recepcionistas, mensageiros, governantas, capitães porteiro e gerentes de meios de hospedagem. A expectativa é de que 4.115 estarão participando do programa antes do fim deste ano. O restante das vagas será distribuído até 2012. De acordo com o MTur, o Bem Receber será o legado humano que a Copa do Mundo deixará para o Brasil.

Por meio da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), em parceria com o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), a ABRACAMP (Associação Brasileira de Campismo), a ABR, (Associação Brasileira de Resorts) dentre outras parceiras, foi desenvolvida a Escola Virtual dos Meios de Hospedagem*, um site através do qual os cursos serão realizados, e uma das chaves para que o programa de certo.

Além das aulas através do site, os alunos participarão também de aulas presenciais para realização de oficinas de trabalho e avaliação de aprendizagem. No total serão 200 horas, que devem ser distribuídas em quatro meses de duração. Os participantes terão acesso a material didático impresso, em vídeo e em CD-ROOM. E ainda com tutoria via internet e plantões de dúvidas no local de trabalho. Cabe apenas aos donos dos empreendimentos hoteleiros disponibilizarem espaço físico e computadores para os profissionais fazerem as aulas. Ao final dos cursos, os participantes receberão certificado. Já os hotéis que capacitarem 80% do quadro de profissionais, receberão o Selo Bem Receber Copa.

* http://www.evmh.com.br/

- Por Vítor Campelo.

3 comentários:

  1. É bom ver que há uma mobilização para qualificar os profissionais não só na área de hotelaria mas no turismo como um todo. Precisamos urgentemente de mão-de-obra qualificada para recepcionar o grande fluxo de turistas que chegará em virtude da copa e também das olimpiadas posteriormente. Com todas as incertezas acerca da nossa capacidade e dos problemas estruturais, é preciso tomar ações rápidas e eficazes para que um evento de qualidade seja feito. O projeto é um bom começo!

    ResponderExcluir
  2. Uma ação estratégica e ao mesmo tempo operacional. É assim que deve-se pensar o turismo, levando em conta a continuidade das propostas e projetos. Este vem a somar e contribuir para a continua capacitação e profissionalização da cadeia produtiva turística.

    ResponderExcluir
  3. Ótima inciativa para estimular a capacitação dos profissionais da hotelaria. Considero uma virtude tal capacitação está disponível on line, visto que a educação e capacitação a distância são tendência no mercado de especializaçao profissional.

    ResponderExcluir