"Com o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH 0,863) e a segunda maior expectativa de vida do País (71,9 anos), Santa Catarina surge como o principal roteiro turístico dos últimos anos no Brasil. E a vocação turística cresce na medida em que os indicadores revelam o setor como um dos mais promissores de sua economia.
Proporcionalmente à temporada 2009, o faturamento com o turismo em 2010 deve crescer 10%, como antecipou o secretário de estado, cultura, turismo e esporte, Valdir Walendowski.
Dados da pasta informam que arrecadação com o turismo deve superar R$ 10 bilhões de 2009, o equivalente a 12% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. A estimativa está baseada em pesquisas elaboradas por técnicos da universidade britânica Oxford apresentadas no Congresso Internacional de Viagens e Turismo, realizado no fim no ano passado, em Florianópolis.
Com seus 500 quilômetros de praias, realçadas por lagoas, rios, montanhas e segmentos da Mata Atlântica, o Estado tem 50% dessa arrecadação vinda do fator indutor "sol e praia". "Nosso desenvolvimento turístico se concentra na faixa litorânea, porém ele induz uma grande demanda na maioria de nossas regiões.
Um turista argentino, por exemplo, que entra no Estado pelo oeste, já vem gastando até seu destino", pondera Walendowski, acrescentando que 80% dos mais de 21 milhões de turistas chegam ao Estado anualmente por via terrestre. Desse número, 95% são viajantes internos e os outros 5%, estrangeiros, 71% deles da Argentina.
O fluxo argentino, aliás, segundo Walendowski, diminuiu em 2010 em relação a temporadas passadas. A demanda foi compensada por chilenos, bolivianos, uruguaios e paraguaios. "Na média, esse turista gasta cerca de 30% a mais que o turista nacional." Segundo o secretário, não existe em Santa Catarina grandes investimentos em hotéis. A ocupação de leitos na última temporada foi de cerca de 65%.
- Vítor Campelo Duarte.
O poder publico e privado que devem equacionar este "desenvolvimento" nas pequenas regiões turisticas. Temos um vasto patrimonio que precisa ser cuidado, delimitado para que possa ser ofertado ao mercado da maneira mais sustentavel possivel. Neste ponto, em muitos outros, nosso país precisa buscar exemplos fora para a partir dai planejar e operacionalizar seu proprio modelo de gestão do turismo.
ResponderExcluirNo nosso caso particular, como as empresas nacionais e o poder público pouco atuam na construção de grandes empreendimentos hoteleiros em Pernambuco e também no Nordeste, é bastante importante a injeção de capital estrangeiro, na maioria dasa vezes de empresas multinacionais, na construção deste tipo de empreendimento, pois aumenta a atratividade do local, cria mais alternativas de escolha para o turista, além de gerar emprego e renda para a localidade.
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