segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Marketing turístico com qualidade

"Embratur participa da Feira Internacional de Turismo do Paraguai e apresenta produtos turísticos do Brasil para profissionais e público final"

Esta foi uma das últimas noticias publicadas pelo Ministério do Turismo em sua página virtual. A reportagem que pode ser conferida na íntegra através do link http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20101105-4.html informa da busca por novos mercados potencias através de eventos internacionais, uma prática bastante comum por parte de países em desenvolvimento que buscam se firmar no competitivo e instável mercado turístico.
Como órgão principal na divulgação do produto Brasil no exterior a Embratur tem cumprido bem a função de apresentar ao público externo o que de melhor o país tem a oferecer. Sempre presente em feiras, exposições, congressos e encontros variados, a autarquia do governo federal vem demonstrando competência verificada nos números recentemente divulgados que mostram um relevante aumento de desembarques estrangeiros no país, muitos em busca de lazer, cultura e experiências marcantes em um país diversificado como o Brasil.
Ações deste tipo contribuem para melhoria na oferta e divulgação dos atrativos turísicos nacionais que merecem igual ou maior atenção das autoridades gestoras com intuito de buscar incessantemente a qualidade do produto turistico influenciando diratamente na percepção que o visitante terá do local explorado.

2 comentários:

  1. A participação em eventos deste tipo é de suma importância para incentivar o fluxo de visitantes de outros países e culturas no Brasil, visto que mesmo com o aumento da demanda internacional, a maior parcela de turistas que consomem os destinos brasileiros ainda é doméstica. Ações como esta devem ser incentivadas e realizadas com mais frequência.

    ResponderExcluir
  2. Eventos como esse são muito importantes para mostrar o que nós temos, lá fora. Isso é, são a oportunidade ideal para mudar ou ampliar a percepção com a qual o nosso país é visto la fora, mostrar que temos mais do que se pensa. Esse tipo de iniciativa deveria ser muito mais explorada. O turismo brasileiro faz uma utilização muito fraca desse tipo de estratégia de marketing, com a exceção da Bahia, que vem fazendo um bom trabalho em promover Salvador e outros destinos em feiras na europa e outras partes, estando neste ponto, a frente do resto do Brasil.

    ResponderExcluir